segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SERRA E KASSAB CENSURAM A IMPRENSA

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 708


Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.


. O prefeito de São Paulo (também conhecido como presidente eleito) José Serra, através de seu subordinado Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo, resolveu re-escrever a lei de imprensa.

. Tudo para proteger a Folha e o Estadão, já que o presidente eleito não perde tempo em curvar-se diante do PIG, o Partido da Imprensa Golpista.

. Serra/Kassab baixaram uma lei que diz:

. Os jornais gratuitos só podem existir se:

- tiverem 80% de material jornalístico (e, portanto, apenas 20% de publicidade);

- não podem ser distribuídos nos semáforos (?) – que é como os paulistanos se referem aos sinais luminosos de trânsito;

- sua circulação depende – mesmo se respeitada a relação 80%-20% - do desígnio pessoal e arbitrário de Serra/Kassab.

. Para começo de conversa, vamos ao ponto: grana.

. Os três jornais diários gratuitos distribuídos em São Paulo – Destak, Metronews e Metro têm uma circulação de 400 mil exemplares/dia.

. Isso é maior do que a circulação diária da Folha e do Estadão, por dia, na cidade de São Paulo.

. Como em Paris, Londres, Madrid, Nova York, os jornais gratuitos se tornaram um concorrente importante dos jornalões impressos diários.

. Agora, uma pergunta inútil: por que Serra/Kassab não incluem na PPP (a “lei” Serra/Kassab sobre jornais gratuitos é o 26º. Artigo, parágrafo 2, de uma “lei” sobre as PPPs) um dispositivo que exija da Folha e do Estadão essa mesma relação: 80% matéria jornalística, 20% publicidade ?

. Será que eles quebrariam ?

. O presidente eleito Serra/Kassab já parou para contar como ficaria essa relação hoje em dia, com o boom imobiliário do Governo Lula, que engordou (de publicidade) a Folha e o Estadão ?

. E quem disse que Serra/Kassab substituem a Lei de Imprensa ?

. E por que 80% ? Por que não 83,77% ? Ou 75,999999999999 % ?

. Que ciência fixou esse critério ?

. E quem disse que publicidade não é informação ?

. E se o presidente eleito quiser vender o “Aero Serra” ? - vai anunciar onde ?

. Por que não num jornal gratuito ?

. Quando é que a Folha e o Estadão vão escrever um editorial em defesa da liberdade de imprensa dos jornais gratuitos ?

. Serra, o último autoritário (clique aqui para ler), já foi editorialista da Folha: poderia fazer esse como free-lancer ...

Clique aqui para ler "Não Coma Gato por Lebre".

O Conversa Afiada encaminhou esse artigo ao governador José Serra e ao prefeito Gilberto Kassab para saber se eles têm algum comentário a fazer a respeito desse assunto. Aguardamos resposta.

(http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/462501-463000/462765/462765_1.html)

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