sábado, 20 de outubro de 2007

Vencedor de Nobel pede desculpa por comentário racista

  • O cientista americano James Watson, fez um pedido de desculpas por sua declaração. "Estou mortificado com o que aconteceu. (...) O pior de tudo é que eu não consigo entender como eu pude ter dito o que me citaram dizendo. (...) Eu certamente posso entender por que as pessoas, ao lerem essas palavras, reagiram da forma como aconteceu. A todos aqueles que entenderam de minhas palavras que a África, como um continente, é de alguma forma geneticamente inferior, posso apenas fazer um pedido irrestrito de desculpas. Não foi o que eu quis dizer (1). O mais importante de tudo, do meu ponto de vista, é que não existe base científica para se crer nisso (2)".
  • O jornal londrino The Sunday Times, que publicou as declarações na mais recente edição de sua revista dominical, informou hoje que a entrevista foi gravada e que o veículo reproduziu fielmente as palavras do cientista.
  • Em Nova York, o Cold Spring Harbor Laboratory, um dos mais conceituados do mundo na pesquisa do câncer e de doenças neurológicas e do qual Watson é embaixador, afastou o biólogo molecular de 79 anos de suas responsabilidades administrativas.

(1) O que o Nobel de 1962 quis dizer então?
(2) Na declaração original, ele pareceu bem enfático: "Nossas políticas sociais são fundadas no fato de que sua inteligência (dos africanos) é a mesma da nossa (ocidentais brancos), enquanto que todas as pesquisas dizem que não é exatamente este o caso"

Nenhum comentário: