sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A fotogenia do dinheiro

(eu copiei do blog do Nassif, que copiou do blog do Luiz Carlos Azenha)




Essa é a foto do serviço de DIVULGAÇÃO do delegado Edmilson Bruno, vazada para os repórteres na antevéspera do primeiro turno das eleições de 2006. Uma parede de dinheiro de R$ 1,7 milhão capturada com arapongas petistas num episódio ainda não devidamente esclarecido.



Essa é a foto divulgada pela Polícia Federal de R$ 6 milhões de reais e mais entre 600 e 700 mil dólares apreendidos numa operação em que bancos suiços são acusados de usar doleiros para enviar dinheiro de clientes brasileiros ao Exterior. Estamos falando em três vezes mais dinheiro. Porém, como é normal numa apreensão dessas, não há parede de dinheiro. Você já tinha visto uma parede de dinheiro antes, em alguma apreensão? Uma parede de dinheiro cenográfica? Uma parede de dinheiro fotografada de baixo para cima?

Comentário
A foto comprova o fato de que houve uma preparação da cena. É como o fotógrafo que coloca um passarinho no gol e fotografa para mostrar que o ataque adversário não incomodou. A foto não é falsa; mas não é jornalismo.
O ponto relevante é que desmente a tese do delegado, de que a foto foi feita pela PF e ela apenas distribuiu.Mas não elimina o fato, óbvio, de que o dinheiro dos "aloprados" existiu.

Nenhum comentário: