Glossário: spin doctor.
Para quem achou estranho o termo utilizado por Pedro Dória recentemente.
Na mídia, o spin doctor é aquele profissional que serve a uma empresa ou facção política para gerar "torsões na verdade".
Daí o nome "doutor em spin" (rotação).
Mesmo a tradução pode parecer estranha porque, no português, "doutor" é muito ligado à medicina. Aqui chamaríamos mais apropriadamente "mestre da distorção".
Sua função basicamente é pegar um fato, produzir um fait divers, e usá-lo contra o grupo rival, a partir de uma versão "criativa"
Geralmente, a função não é assumida. Mas é aí que reside a graça: o spin doctor tem que vender a própria imagem como um "colunista de opiniões sinceras".
Justamente, porque a revelação de que seria um profissional da opinião pago para isso poderia tirar-lhes a força de convencimento.
A diferença entre um assessor de marketing e um spin doctor é justamente essa: ele atua diretamente no jornalismo, enquanto o assessor de marketing atua na publicidade ou tenta plantar noticiários.
Enquanto o assessor de marketing geralmente exalta as boas ações ou o bom perfil do seu cliente, a partir de contratos conhecidos socialmente, o spin doctor é pago, clandestinamente, para destruir reputações, ou atacar diretamente seus oponentes, para que o cliente não tenha que fazê-lo.
Sua pauta é basicamente a de tentar desmoralizar possíveis opositores ou críticos do grupo do qual é cliente.
Preparado o terreno, o cliente entra somente com virtudes.
(E que escreveu foi o Nassif)
domingo, 25 de novembro de 2007
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