domingo, 25 de novembro de 2007

Os "spin doctors"

Glossário: spin doctor.

Para quem achou estranho o termo utilizado por Pedro Dória recentemente.
Na mídia, o spin doctor é aquele profissional que serve a uma empresa ou facção política para gerar "torsões na verdade".

Daí o nome "doutor em spin" (rotação).

Mesmo a tradução pode parecer estranha porque, no português, "doutor" é muito ligado à medicina. Aqui chamaríamos mais apropriadamente "mestre da distorção".

Sua função basicamente é pegar um fato, produzir um fait divers, e usá-lo contra o grupo rival, a partir de uma versão "criativa"

Geralmente, a função não é assumida. Mas é aí que reside a graça: o spin doctor tem que vender a própria imagem como um "colunista de opiniões sinceras".

Justamente, porque a revelação de que seria um profissional da opinião pago para isso poderia tirar-lhes a força de convencimento.

A diferença entre um assessor de marketing e um spin doctor é justamente essa: ele atua diretamente no jornalismo, enquanto o assessor de marketing atua na publicidade ou tenta plantar noticiários.

Enquanto o assessor de marketing geralmente exalta as boas ações ou o bom perfil do seu cliente, a partir de contratos conhecidos socialmente, o spin doctor é pago, clandestinamente, para destruir reputações, ou atacar diretamente seus oponentes, para que o cliente não tenha que fazê-lo.

Sua pauta é basicamente a de tentar desmoralizar possíveis opositores ou críticos do grupo do qual é cliente.

Preparado o terreno, o cliente entra somente com virtudes.



(E que escreveu foi o Nassif)

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