quarta-feira, 26 de março de 2008

O PIG e suas contradições

Ouvindo a CBN ontem (25/3) de manhã, estavam Adalberto Piotto (âncora) e Carlos Alberto Sardenberg falando sobre a hipótese de o governo restringir o crédito para deter uma possível inflação (hipótese por eles classificada como "balão de ensaio", lançada pelo próprio governo - como se a imprensa não lançasse mão deste tipo de artifício).

Mas estavam tratando do assunto, quando mais uma vez me chamou a atenção o tom conservador desse Sardenberg. Segundo ele, o governo adota um "viés autoritário, viés de achar que as pessoas não sabem tomar conta das suas vidas". Continua: "o governo está dizendo que as pessoas, as famílias, não sabem tomar conta do seu orçamento". E termina com a bronca: se "o ministro (Mantega) está preocupado com as contas, que se preocupe menos com as dos outros e mais com as dele". A entrevista está em Governo pensa a economia de maneira contraditória (25/03/2008).

E o governo que é autoritário...

Mas o que me chamou a atenção foi que, em seguida, um empresário presidente de alguma instituição (não me lembro qual), sendo entrevistado pelo mesmo Piotto, diz que a tal instituição têm cursos de gerenciamento do orçamento familiar.

Quer dizer que o Estado não pode se intrometer, mas a iniciativa privada pode?

Nenhum comentário: