sábado, 13 de outubro de 2007

Segue mais um texto copiado, desta vez do Blog do Rovai, com uma excelente sugestão: o concurso O MELHOR ESCULHAMBADOR DE VEJA. Também quero ir bem...

Veja e o xixi no tapete

Meu amigo Gilberto Maringoni, além de ser um dos poucos bons especialistas em Venezuela (tem muita gente que para defender ou atacar Hugo Chávez fala muita besteira) ainda é um dos melhores esculhambadores de Veja. Aliás, deveríamos criar um esporte nessa linha. Imaginem um concurso: o melhor esculhambador do panfleto dos Civitas. O que não faltaria era o que esculhambar. Pois então, neste seu
último artigo, Maringoni fala do que chama de "Pet Shop dos Civita" e do "xixi no tapete" de um de seus cães amestrados. O nome do moço é Diogo, mas não é aquele que você está pensando. Esse tem outro sobrenome.

E já que estamos tratando de Veja e de Che, o leitor Jurandir me envia o link de uma reportagem publicada em Veja, exatamente há 10 anos, assinada por Dorrit Harazim, hoje na edição da revista Piaui. A matéria é sobre Che e sua morte na Bolívia. Para quem leu a matéria desta semana, vale até a pena dar uma olhada neste texto de Harazim. É a prova mais cabal de que nem Veja acredita em Veja, já que uma matéria tem enormes contradições em relação à outra.

Da matéria de Harazim, por exemlo:"Por onde passou, na Bolívia, Guevara fez brotar, depois de morto, uma unanimidade sentimental que jamais conheceu em vida. Mudaram os campesinos que pretendia libertar, não os militares que o caçaram e abateram – estes sempre respeitaram e temeram sua valentia. Também, não era para menos. Em onze meses de guerrilha, jamais contou com mais de 38 combatentes, contra todo o Exército boliviano apoiado pela CIA. Atravessou cordilheiras áridas e quase estéreis, onde árvores não crescem. Desceu para vales por escarpas, penhascos, desfiladeiros, até sufocar na umidade do Chaco. Enfrentou meses de chuvas torrenciais e nuvens compactas de mosquitos. Em dias de sorte, comeu macaco, milho cru, rapadura com onça. Outras vezes, um passarinho apanhado teve de ser dividido por cinco..."

Na reportagem atual fala-se de um Che covarde e mal-guerrilheiro. Pois é, Veja é Veja. Por isso, não perco meu tempo lendo, nem comprando. Só perco tempo falando mal, até porque quero ir bem no concurso de esculhambação do panfletos dos Civitas.

Nenhum comentário: